sexta-feira, fevereiro 27

AINDA EM BOIPEBA

Direto de Boipeba

É difícil sair daqui. Dá uma moleza, uma lerdeza, num sabe?... Iríamos na quinta, aí achamos melhor ir na sexta, mas, considerando que sexta é véspera de sábado e tal e coisa...

Resultado, ainda estamos aqui. Poucos turistas, boas leituras, algumas caminhadas e muitas calorias. O sol é que não está assim muito católico. Mas ta dando pra curtir. Amanhã partiremos.

quarta-feira, fevereiro 25

ACABOU O CARNAVAL

Direto de Boipeba

A ilha hoje amanheceu com aquele clima de pós-carnaval. Recolheram o jegue e os sacos de farinha de trigo. No cais, hordas de turistas pegando as lanchas rápidas e os barcos "popopó".

A nossa pousada está totalmente vazia, só nossa. Devemos retornar amanhã.

Lembrei hoje, ao acordar, das tantas e quantas quartas-feiras de cinzas na maior ressaca e enorme tristeza pelo fim do carnaval. Hoje acordei com a cara parecendo uma alface. Essa é uma das (poucas) vantagens de não ingerir bebida alcoólica, não consigo lembrar de nenhuma outra. Ah!.. sim... tem o aspecto da economia. Sem beber, gasta-se significativamente menos.

terça-feira, fevereiro 24

BAHIA, BAHIA, BAHIA

Direto de Boipeba

A chuva resolveu sacanear desde anteontem. Hoje à tarde o sol apareceu porradão e aí tudo ficou melhor.

Nesses dias de chuva, na falta do que fazer, ficamos assitindo a transmissão do carnaval de Salvador. Novidade???... Zero!!!

O simpático clima de amizade entre a artistagem do axé. Tão sincero!... Tão lindo! A Band e seus comentaristas beirando a parvoice. Lindo demais! Cláudia Leite parida, o neném de Cláudia Leite e todo mundo beijando na boca e buscando Dalila.

Rapaz! Essa praga de cantor de axé, essa mania de comandar a massa, "levanta a mão", "pula pra lá", "pula pra cá", e faz isso e faz aquilo é simplesmente insuportável. E um bando de babaca lá embaixo, obedecendo. Deviam mandar todo mundo enfiar o dedo no cu, isso, sim.

Mas dentre as muitas cenas patéticas que pude ver nessas poucas horas em que acompanhei a transmissão da maior festa de rua do mundo, a que mais me causou espécie foi o piti de La Mercury em frente ao camarote de Gil, ontem, segunda-feira.

Como sempre, ela preparara aquelas homenagens temáticas pra lá de criativas, que ela acha o máximo e discorre sobre esses temas com a profundidade de um pires. Pois bem, a menina tava (segundo ela) de tropicália (apesar de o figurino e a coreografia estarem mais para Hair). Quando chegou ao camarote 2222 ela perguntou por Caetano e Gil que, aparentemente, não estavam lá. Ah!... pra que?... a menina pagou: "Mas eu avisei que ia fazer uma homenagem!" Ou seja, todos deveriam estar a postos para atendê-la.

Demorou um pouco e Gil apareceu, contemporizando, dizendo que acabara de chegar e tal. Aí ela queria que ele cantasse e ele não queria, mas La Mercury forçou tanto a barra que Gil deu umas enroladas lá. Constrangedor.

segunda-feira, fevereiro 23

É O BLOCO DO JEGUE

Direto de Boipeba

O sol não tem sido muito amigueiro por aqui, nesses dias de momo. Parece que em Salvador também não, né?

Mas tá boa a coisa por aqui. Mesmo sem aquele sol todo, o Bloco do Jegue está arrasando. Sai todos os dias, em todos os circuitos.

O Bloco é um fenômeno que ameaça a supremacia pernambucana no livro dos recordes com o Galo da Madrugada. Isso é porque o Guiness Book ainda não viu o Bloco do Jegue de Boipeba.

Rapaz!!! Sem exagero nenhum!... são pra mais de 10 componentes atrás de um jegue no qual está acoplada uma caixa de som (dá pra imaginar a qualidade, né?), lascando um som do "chicrete" que não deixa ninguém parado. Todos correm... pra bem longe. É verdade! Porque o grande barato dos foliões é sujar as pessoas com farinha de trigo, o que dá um aspecto meio fantasmagórico ao cortejo. Não fosse o jegue e o som mavioso do "chicrete", dir-se-ia tratar-se de um remake do videoclip de Thriller, do Michael Jackson.

Ontem à noite rolou a Lavagem do Beco (que na verdade, é uma praça). Quinze contos a camisa, com direito a 5 latas de cerveja. Maria se animou toda e já começou a ensaiar uns passos de reggae ao som de um CD tipo "reggae de jesus" que rolava na praça.

Mas, infelizmente, eu terminei cortando o barato dela ao observar que o que ela estava dançando tava mais para um "...fui no Tororó beber água e não achei..." do que pra um legítimo Marley, na linha de um

"Is this love, is this love, is this love
Is this love that I'm feeling?

O resultado foi que ela retou e deu a camiseta de presente pra Dona Rosa, a garçonete da pousada, que enfiou o pé na jaca e caiu no reggae até o sol raiar, e hoje tava numa ressaca de dar dó.

Agora, vou dar um tempo aqui, pra ver se ainda alcanço o Bloco lá na Ladeira das Pedras. Uhuuuuuuuuuu!!!

sábado, fevereiro 21

BOIPEBA MELHOR AINDA

Direto de Boipeba

Para um feriadão como o do carnaval, a ilha está vazia, o que significa dizer que está melhor ainda do que em janeiro.
Andamos olhando algumas casas para alugar por um ano, mas a que curtimos mesmo tem um problema crucial: fica em frente a um templo da assembléia de deus. Tem precisão?...

E o problema de algumas religiões é que eles pensam que, pelo fato de deus ser muito antigo, ele tem problemas de audição, aí é uma gritaria da porra.
Já pensei em fazer uma campanha com o mote: "fale baixo, senão ele grita".
Outra estratégia pensada pra nos livrarmos dos "aleluias" e "xôs satanás" seria a cada culto passar pó de mico em alguns poucos assentos e espalhar que o pessoal que está se coçando é porque tá com o satanás. A cada dia apareceriam "possuídos" diferentes, até que fossem todos expulsos e excomungados. O medo é que o tiro saia pela culatra e o pastor tenha bastante motivo pra se divertir exrocizando o pó de mico.
Temos que pensar bem. Mas a casa é tudo de bom.
Amanhã vamos ficar de fora ouvindo o culto pra ter uma idéia dos decibéis.
Daremos notícias.

terça-feira, fevereiro 17

CARNAVAL É EM BOIPEBA

Tô indo amanhã, de manhã...

sábado, fevereiro 14

AGE OF AQUARIUS

Hoje é aniversário de Tassinha

e amanhã...

"No alvorecer do dia 14/fevereiro a lua em Libra entra na sétima casa dos relacionamentos; Júpiter e Marte estarão alinhados no signo de Aquário na décima segunda casa da transformação espiritual."

"When the Moon is in the seventh house and Jupiter aligns with Mars, Then peace will guide the planets and love will steer the stars "

" Quando a Lua estiver na sétima casa e Júpiter se alinhar com Marte, Então a PAZ guiará os planetas e o Amor varrerá as estrelas "

Recebi esse e-mail da Divina Zucolo. Já o recebera antes, enviado por Kátia Borges. Assisti Hair no Rio, numa montagem de Ademar Guerra e do produtor e ator Altair Lima. No elenco, Sonia Braga, Aracy Balabanian, Armando Bogus, dentre outros. Eu tinha 18 anos e longos cabelos. Era 1970.

Logo na entrada do teatro o cheiro e a fumaça de muitos incensos sinalizavam o clima. Eram os anos de chumbo da ditadura militar e o AI 5 dera carta branca para a estupidez da censura e a crueldade das perseguições, prisões, torturas e assassinatos.

Hair era um grito de liberdade, um sonho lindo de paz e amor.

Ao som de músicas fantásticas como "Let the sunshine In", "The Age of Aquarius", "I Got Life", me vi transportado a um mundo novo que estava por vir e que, com toda certeza, seria um mundo de paz, de solidariedade, de respeito às diferenças, de aceitação do outro. Desbundei legal!!!

Dez anos mais tarde, assisti ao também excelente filme de Milos Forman. Estava a caminho do trabalho, de paletó e gravata, quando resolvi entrar no cine Bahia e chorei um Tietê. Chorei pela tal da Era de Aquário que não chegara, pelos meus sonhos de paz e amor que ficaram para trás, pelas guerras que continuavam a assolar o mundo, pela humanidade que permanecia na escuridão do ego. Chorei por mim, por ter me deixado enredar pelas teias do sistema me transformando em um jovem executivo. Chorei porque o Berger que um dia habitara em mim, estava agora muito distante.

Agora, passaram-se 40 anos!!! Quarenta anos de profundas transformações, acelerado progresso e, consequentemente, graves mazelas. A violência, a exacerbação do individualismo, a ausência do sentido de alteridade, o imediatismo e a volatilidade de sentimentos e relações tornaram a existência muito mais difícil, muito mais cruel. Sem dúvida, o aquário não está pra peixe.

E que chegue, enfim, essa conjunção planetária "que revela uma incrível concentração de influências cósmicas combinadas com as energias de Aquário na décima segunda casa." Let the sunshine in!


E já começa com o aniversário de Tassinha.




Aquarius

Hair

Composição: Ragni / Gerome / Macdermot / Galt / Rado / James

When the moon is in the Seventh House
And Jupiter aligns with Mars
Then peace will guide the planets
And love will steer the stars
This is the dawning of the age of Aquarius
The age of Aquarius
Aquarius!
Aquarius!
Harmony and understanding
Sympathy and trust abounding
No more falsehoods or derisions
Golding living dreams of visions
Mystic crystal revalation
And the mind's true liberation
Aquarius!
Aquarius!
When the moon is in the Seventh House
And Jupiter aligns with Mars
Then peace will guide the planets
And love will steer the stars

quarta-feira, fevereiro 11

GENTIL CAMPANHA

Ganhe o seu dia: seja gentil!


"...Deus repousa alegre no homem gentil
Nenhum desalento lhe permite..."


Simon & Garfunkel, Confort And Joy


terça-feira, fevereiro 10

Coragem, coração

(Claudio Monjope/Carlos Rennó)

Oh meu querido amigo
conte comigo e com a minha força
pra que se finalize a sua crise
como eu, nao há quem torça
Sem dúvida nenhuma
é cada uma que as vezes a gente engole
mesmo com essa porra
cara, nao corra
eu sei que nao tá mole
Tá duro mas enfrente
e siga em frente
que do seu lado eu sigo
e antes que um vento assopre
diga a si próprio, meu amigo
coragem,coração
Se joga
como corações se jogam
entao se liga só no slogan
coragem, coração 
se joga
que eu te dou a minha mão
Enquanto alguem no chão
se droga,
coragem, meu irmão
se joga
Respire fundo
como um iogue
saia pro mundo
caia no blog
na batida da vida
se jogue
Na falta de esperança
auto confiança e de
auto controle
vou ser o solidário ser que o ampare
o ser que vai comparecer
e antes que um vento assopre 
diga a si próprio, meu amigo
coragem,coração
domingo, fevereiro 8

ELEGÂNCIA

Elegância é um conceito bastante abrangente que, entretanto, tem se restringido equivocadamente a questões de moda, de indumentária,preferencialmente de griffes.

Elegância é muito mais do que uma roupa combinada, uma marca famosa, um porte altivo ou um andar ensaiado. Aliás, naturalidade é premissa capital da verdadeira elegância, e essa distingue de forma indelével aqueles que a possuem.

Ontem, o mundo perdeu uma pessoa elegante.

Conheci Regina Coeli através do jornalismo. No jornal, na TV e, posteriormente, através da amizade com o seu filho Nelson, tornando-nos amigos internéticos.

Trocávamos e-mails, informações, notas, e sempre que eu tinha algum fato de relevância enviava para a sua coluna, sendo imediatamente publicado.

Hoje, ao abrir o meu correio eletrônico, recebi um direto bem na boca do estômago. Regina morrera e o enterro seria hoje.

Como?!... Se anteontem mesmo, dia 06 recebera um e-mail dela desejando um feliz final de semana e solicitando notas para a sua coluna?!...

Acabara de ler, ontem à noite, Homem Comum, de Phillip Roth, que trata do enorme desafio do envelhecimento, da doença e da morte. Num trecho do livro, o personagem fala algo mais ou menos assim, em relação a esses fatos inexoráveis: "Não adianta! O jeito é segurar as pontas."

E me parece que Regina fez isso. Soube que ela levou o seu lap top para o hospital, para trabalhar. Isso é segurar as pontas... Com elegância, como era do seu feitio.

terça-feira, fevereiro 3

GENTIL CAMPANHA

Ganhe o seu dia: seja gentil!




"Para os homens ser gentil com as mulheres é uma questão de princípios. E não apenas com aquela na qual está interessado."

domingo, fevereiro 1
GENTIL CAMPANHA


"A tragédia do homem é o que morre dentro dele enquanto ele ainda está vivo."