Hoje é aniversário de Tassinha
e amanhã...
"No alvorecer do dia 14/fevereiro a lua em Libra entra na sétima casa dos relacionamentos; Júpiter e Marte estarão alinhados no signo de Aquário na décima segunda casa da transformação espiritual."
"When the Moon is in the seventh house and Jupiter aligns with Mars, Then peace will guide the planets and love will steer the stars "
" Quando a Lua estiver na sétima casa e Júpiter se alinhar com Marte, Então a PAZ guiará os planetas e o Amor varrerá as estrelas "
Recebi esse e-mail da Divina Zucolo. Já o recebera antes, enviado por Kátia Borges. Assisti Hair no Rio, numa montagem de Ademar Guerra e do produtor e ator Altair Lima. No elenco, Sonia Braga, Aracy Balabanian, Armando Bogus, dentre outros. Eu tinha 18 anos e longos cabelos. Era 1970.
Logo na entrada do teatro o cheiro e a fumaça de muitos incensos sinalizavam o clima. Eram os anos de chumbo da ditadura militar e o AI 5 dera carta branca para a estupidez da censura e a crueldade das perseguições, prisões, torturas e assassinatos.
Hair era um grito de liberdade, um sonho lindo de paz e amor.
Ao som de músicas fantásticas como "Let the sunshine In", "The Age of Aquarius", "I Got Life", me vi transportado a um mundo novo que estava por vir e que, com toda certeza, seria um mundo de paz, de solidariedade, de respeito às diferenças, de aceitação do outro. Desbundei legal!!!
Dez anos mais tarde, assisti ao também excelente filme de Milos Forman. Estava a caminho do trabalho, de paletó e gravata, quando resolvi entrar no cine Bahia e chorei um Tietê. Chorei pela tal da Era de Aquário que não chegara, pelos meus sonhos de paz e amor que ficaram para trás, pelas guerras que continuavam a assolar o mundo, pela humanidade que permanecia na escuridão do ego. Chorei por mim, por ter me deixado enredar pelas teias do sistema me transformando em um jovem executivo. Chorei porque o Berger que um dia habitara em mim, estava agora muito distante.
Agora, passaram-se 40 anos!!! Quarenta anos de profundas transformações, acelerado progresso e, consequentemente, graves mazelas. A violência, a exacerbação do individualismo, a ausência do sentido de alteridade, o imediatismo e a volatilidade de sentimentos e relações tornaram a existência muito mais difícil, muito mais cruel. Sem dúvida, o aquário não está pra peixe.
E que chegue, enfim, essa conjunção planetária "que revela uma incrível concentração de influências cósmicas combinadas com as energias de Aquário na décima segunda casa." Let the sunshine in!
E já começa com o aniversário de Tassinha.
Aquarius
Hair
Composição: Ragni / Gerome / Macdermot / Galt / Rado / James
When the moon is in the Seventh House
And Jupiter aligns with Mars
Then peace will guide the planets
And love will steer the stars
This is the dawning of the age of Aquarius
The age of Aquarius
Aquarius!
Aquarius!
Harmony and understanding
Sympathy and trust abounding
No more falsehoods or derisions
Golding living dreams of visions
Mystic crystal revalation
And the mind's true liberation
Aquarius!
Aquarius!
When the moon is in the Seventh House
And Jupiter aligns with Mars
Then peace will guide the planets
And love will steer the stars